40 anos do Heavy Metal.
Mais de quarenta anos se passaram desde o lançamento do primeiro álbum do Black Sabbath, em fevereiro de 1970. A data é apontada como marco na fundação de um estilo musical, pouco depois batizado de “Heavy Metal”.
No começo os primeiros acordes distorcidos de Tony Iommi e o vocal sombrio de Ozzy Osbourne ainda tinham um futuro incerto, em meio aos resquícios da geração “paz e amor” de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
A chegada de outras bandas e músicos, como Judas Priest e Alice Cooper, Ajudaram a consolidar os anos 70 como o “prelúdio para o peso”. Mas logo os punks se erguem fortes na crise econômica inglesa, abafando o ânimo dos primeiros Headbangers.
Mas o comportamento punk auto destrutivo ficou rapidamente fora de contexto. Isso deu espaço à volta dos metaleiros, batizada pela imprensa como “the new wave of the british heavy metal” (a nova onda do heavy metal britânico).
De roadie da Jimi Hendrix Experience, Lemmy virou líder do Motorhead. As guitarras do Iron Maiden uniram harmonias complexas à velocidade. E o Metallica alcançou um sucesso surpreendente, cativando um publico além dos jovens cabeludos com calça de couro.
O jornalista americano Ian Christe é autor do livro “heavy Metal – A História Completa”, lançado no Brasil pela Arx, selo da editora Saraiva, além de uma investigação histórica, ele mostra como o estilo se transformou e ainda é uma influência para as bandas de hoje em dia.
Link do álbum Black Sabbath
Senha para descompactar: www.chilewarez.org
Livraria Saraiva
Opinião sobre o livro
1 Comentários:
Big black shape with eyes of fire
Telling people their desire
Satan's sitting there, he's smiling....
Ahhh como queria ter vivido nos anos 70.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial