domingo, 17 de janeiro de 2010

Punk: 35 anos de “faça você mesmo”


A explosão punk de trinta e cinco anos atrás, foi o último movimento ligado ao rock que realmente afetou a sociedade. A cultura punk é formada por todos os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência tosca e agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Entre os principais elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento.
Trinta e cinco anos atrás, a explosão punk estava pronta para acontecer. A banda Sex Pistols aprendia mais alguns acordes básicos para sua primeira apresentação pública, um mini-show de dez minutos em 6 de novembro de 1975 na St. Martin’s Art School em Londres. Primeiro passo para um incontrolável “efeito dominó” de barulhenta contestação jovem. Os Sex Pistols, quarteto musicalmente rudimentar formado por desajustados, desempregados e deslocados numa Inglaterra em crise econômica e política, se juntaram na boutique Sex, no bairro de Chelsea, e fizeram seus primeiros ensaios nos fundos da loja. Os donos, Malcolm McLaren e Vivienne Westwood (uma estilista iniciante e ousada que criava peças inspiradas tanto em roupas comuns como no vestuário dos roqueiros dos anos 50 e dos restritos círculos fetichistas).
Grandes bandas que dominavam a cena rock da época: Jethro Tull, Rolling Stones, Genesis. As paradas de sucesso de todo o planeta estavam cheias de música disco (som de danceteria), Os músicos usavam plumas e paetes, além dos cabelos compridos bem tratados. O Led Zeppelin estava nadando em dinheiro, ganhando milhões de dólares na época. Este cenário de alienação e perda de identidade do rock, funcionou como uma grande incubadora, de onde nasceria o movimento musical e cultural mais rebelde e contestador de todos os tempos: estava instaurado o punk rock!
Os Ramones surgiram em 1974, no bairro do Queens, em Nova York (tocavam no famoso bar CBGB). O nome foi inspirado por Paul Ramon, nome fictício que Paul McCartney utilizava para se hospedar em hotéis. A banda sempre se considerou uma família: cada membro tinha o sobrenome "Ramone" agregado a seu nome de batismo. Em maio de 1976 os Ramones lançam seu primeiro LP, "Ramones". Em 1977, quando o Clash e o Sex Pistols acabavam de lançar seus LPs de estréia, o Ramones já estava lançando seu terceiro disco, chamado "Rocket to Russia".
O movimento punk em São Paulo surgiu na Zona Norte, mais precisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o início dos anos 70, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto norte-americanas e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Daqui surge a primeira banda de punk rock brasileira: os Restos de Nada. A banda foi formada em 1978 como uma forma de protestar contra a repressão do governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor. O precursor dessas idéias foi o guitarrista Douglas Viscaino, junto com Clemente Tadeu. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como: AI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Olho Seco, entre outras bandas de punk e punk rock que surgiam posteriormente como, Garotos Podres, Aborto Elétrico, Ira, Peble Rude, Lixomania, 365, Titãs (em Cabeça de dinossauro), etc.
No site Arapa Rock Motor você encontra muitos filmes sobre Punk, e nos arquivos do site Lágrima Psicodélica há muitos albuns de punk para serem baixados, ambos os links estão aí do lado. Abaixo alguns videos das bandas citadas, Abraços, Marcão.








0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial