terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A MODA DOS BARES SECRETOS.



Li estes dias em um jornal, que a moda em Nova York e São Paulo, são os bares secretos.
Baseados na época quando era proibido vender bebidas alcoólicas, nos Estados Unidos, conhecida como Prohibition, na década de vinte. A lei seca da época, federal, proibia a produção, transporte e comercialização de bebidas alcoólicas. O speakeasy, então, era o tipo de estabelecimento que vendia bebida alcoólica durante esse período. O termo em si vem do modo como se devia pedir um drinque sem levantar suspeitas: speak easy, em inglês, fale baixo.
São bares que não ostentam placas luminosas na porta, alguns no fim de becos ou ruelas, outros em porões só acessíveis através da cozinha de algum restaurante. A ideia é justamente essa: só sabe quem sabe. E o gostoso é o clima intimista de festa de amigos que paira no ar. A moda chegou a São Paulo bem discretamente em meados deste ano e agora virou febre. É chique, cool, dizer que já foi num deles, como se você entrasse numa lista ultravip, de gente que é simplesmente convocada para surgir em tal lugar. Você, enfim, é um dos escolhidos.
Vocês se lembram que o Celso trancava o portão do bar da cidade, colocava uma lona na frente e só deixava uma entrada lateral por um corredor escuro? As pessoas tinham que pedir para entrar? E mesmo assim ele resolveu vir para a chácara para ficar mais escondido, ele ficou até bravo quando eu coloquei o titulo de “bar” no logotipo dele.
O véio tem visão!, ele está a frente do nosso tempo, rsrs...
Veja uma matéria sobre o assunto aquí.
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